O “Plano de Ação Global de Segurança do Paciente 2021-2030”, da Organização Mundial da Saúde, mostra que todos os anos, cerca de 130 milhões de eventos adversos acontecem nos hospitais de países de baixa e de média renda, e resultam na morte de cerca de 2,6 milhões de pessoas. Esses casos produzem custos sociais que variam entre US$ 1 trilhão e US$ 2 trilhões.
Esse é um cenário preocupante, e que mostra como se investe muito em saúde, mas também se desperdiça na mesma proporção com questões como custo assistencial, ineficiência no uso dos leitos hospitalares, entre outros.
No Brasil, pesquisas mostram que o Sistema Único de Saúde (SUS) desperdiça 53% do custo assistencial. Já a ineficiência do uso dos leitos hospitalares responde por 49,3% do desperdício de uma unidade.
Para debater este amplo assunto, o Brasil Agora desta sexta, 27, trouxe uma entrevista com a CEO do Instituto Qualisa de Gestão em Saúde, Mara Machado.
Clique no player para ouvir a entrevista na íntegra.
Entrevista conduzida pelo jornalista Thiago Varella | Fotografia: Reprodução / Acervo Pessoal
De segunda a sexta, o Brasil Agora discute os principais temas locais e nacionais na Entrevista do Dia, às 11h15 da manhã!
Ouça outras entrevistas:
Jornalista
Jornalista