O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, solicitou ontem ao Governo Federal ajuda e apoio aéreo durante a onda de temporais que atingem o estado.
Na última terça-feira, pelo menos 70 municípios foram afetados pelas fortes chuvas e dez pessoas morreram em decorrência do evento climático.
Autoridades afirmam que 21 pessoas estão desaparecidas desde o último temporal e mais de duas mil estão desabrigadas ou desalojadas.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) escreveu em suas redes sociais e afirmou que entrou em contato com o governador para enviar ajuda ao Rio Grande Do Sul.
Além disso, afirmou que o país não vai medir esforços para ajudar milhares de pessoas que neste momento estão passando por dificuldades por causa de mudanças climáticas cada vez mais drásticas.
Pela manhã, uma equipe da Defesa Civil de São Paulo viajou até o Rio Grande do Sul para dar apoio às vítimas dos temporais.
Um geólogo do IPT, o Instituto de Pesquisas Tecnológicas, também integrou a equipe e deve ajudar com as avaliações geológicas dos estragos causados.
Agora à tarde, um helicóptero Águia da Polícia Militar também foi enviado para o estado gaúcho para auxiliar as equipes locais nas buscas por desaparecidos.
O acumulado de chuvas em 24 horas em todo o estado ultrapassou os 300 milímetros.
Fotografia: Reprodução/RBS TV
Leia e ouça também:
Estagiária
Estagiária