Ao vivo

notícias

19 de janeiro de 2024

Especialista dá dicas para organizar as contas do começo de ano

Economias do dia a dia e investimentos bancários podem ser uma boa escolha

ouça a notícia

Mês de janeiro, mês de pagar impostos. Os proprietários de carros e de imóveis já começam o ano com dois compromissos: o de pagar o IPVA, Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores; e o IPTU, Imposto Predial e Territorial Urbano.

Apesar de serem dois valores praticamente previsíveis, as opções de quitá-los de forma à vista ou à prazo sempre dividem geram dúvida entre a maior parte das pessoas.

O economista Mário Eduardo Campos, da Associação Comercial e Industrial de Campinas, explica que a quitação no menor prazo é sempre a melhor opção.

Uma alternativa para guardar dinheiro destinado exclusivamente ao pagamento dos impostos de começo de ano é a aplicação em investimentos bancários.

Mário Campos orienta que é preciso atenção às taxas de cada modalidade e ao prazo de resgate.

O economista também recomenda que pequenas economias do dia a dia, como nas compras de supermercado e momentos de lazer, sejam aglutinadas e destinadas ao pagamento dos impostos.

No estado de São Paulo, o recolhimento do IPVA é feito pela Secretaria da Fazenda, e os carnês e condições de pagamento podem ser encontrados no site portal.fazenda.sp.gov.br.

Já as guias do IPTU são de responsabilidade de cada município. Os boletos podem ser baixados no site das Prefeituras de cada cidade.

 

 

Fotografia: Marcello Casal Jr / Agência Brasil


Leia e ouça também:

Kevin Kamada

Kevin Kamada

Jornalista

Kevin Kamada

Kevin Kamada

Jornalista

Compartilhe essa matéria