notícias

13 de fevereiro de 2025

Estudantes da rede pública já podem se inscrever em oficinas de escola para cientistas

Iniciativa aproxima jovens da produção de conhecimento de ponta liderada pelo laboratório Sirius; saiba como participar

ouça a notícia

Estudantes de escolas públicas de todo o país já podem se inscrever para as novas “Oficinas do Conhecimento” oferecidas pela Ilum, a escola de graduação em Ciência e Tecnologia do CNPEM (Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais), em Campinas.

As oficinas são mais uma oportunidade para que estudantes do Ensino Médio conheçam mais sobre o universo da pesquisa científica, e também possam ter contato com aquela que pode ser a sua futura profissão.

Ao todo, 30 estudantes serão escolhidos, por meio de processo seletivo, para participarem das atividades ao longo de 15 sábados, entre os meses de abril e outubro.

O coordenador acadêmico da Ilum, Nelson Studart, diz que as oficinas buscam despertar a curiosidade para a pesquisa científica.

As Oficinas do Conhecimento são parte do componente de extensão da Ilum, ou seja, a parte do ensino que retribui o investimento público feito para o funcionamento da escola.

Mais do que ver como é uma rotina de laboratório, Nelson Studart acredita que as dinâmicas também exercitam o trabalho em equipe, fundamental para o fazer ciência.

Nelson Studart se orgulha do resultado alcançado pela Ilum nos últimos anos. Prestes a dar início à sua quarta turma, a escola de graduação tem grande presença de alunos oriundos de escolas públicas.

As inscrições para as Oficinas do Conhecimento podem ser feitas até o dia 17 de março. A lista dos 30 selecionados vai ser divulgada no dia 25 de março.

O formulário para se inscrever está disponível no site do CNPEM, pelo endereço na internet: cnpem.br.

 

 

 

 

Fotografia: Reprodução / CNPEM


Leia e ouça também:

Kevin Kamada

Kevin Kamada

Jornalista

Kevin Kamada

Kevin Kamada

Jornalista

Compartilhe essa matéria