Estudantes de escolas públicas de todo o país já podem se inscrever para as novas “Oficinas do Conhecimento” oferecidas pela Ilum, a escola de graduação em Ciência e Tecnologia do CNPEM (Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais), em Campinas.
As oficinas são mais uma oportunidade para que estudantes do Ensino Médio conheçam mais sobre o universo da pesquisa científica, e também possam ter contato com aquela que pode ser a sua futura profissão.
Ao todo, 30 estudantes serão escolhidos, por meio de processo seletivo, para participarem das atividades ao longo de 15 sábados, entre os meses de abril e outubro.
O coordenador acadêmico da Ilum, Nelson Studart, diz que as oficinas buscam despertar a curiosidade para a pesquisa científica.
As Oficinas do Conhecimento são parte do componente de extensão da Ilum, ou seja, a parte do ensino que retribui o investimento público feito para o funcionamento da escola.
Mais do que ver como é uma rotina de laboratório, Nelson Studart acredita que as dinâmicas também exercitam o trabalho em equipe, fundamental para o fazer ciência.
Nelson Studart se orgulha do resultado alcançado pela Ilum nos últimos anos. Prestes a dar início à sua quarta turma, a escola de graduação tem grande presença de alunos oriundos de escolas públicas.
As inscrições para as Oficinas do Conhecimento podem ser feitas até o dia 17 de março. A lista dos 30 selecionados vai ser divulgada no dia 25 de março.
O formulário para se inscrever está disponível no site do CNPEM, pelo endereço na internet: cnpem.br.
Fotografia: Reprodução / CNPEM
Leia e ouça também:
Jornalista
Jornalista