Pelo menos 100 mil pessoas são aguardadas até o próximo domingo, 3, nos três cemitérios públicos geridos pela SETEC, em Campinas.
O pico do movimento é esperado para o sábado, dia de Finados. Para atender à demanda a autarquia adotou a extensão do horário de funcionamento.
Nos dias 1 e 2 de novembro, os Cemitérios da Saudade, de Sousas, e o Nossa Senhora da Conceição – nos Amarais – funcionam das 6h00 da manhã às 6h00 da noite.
Para dar auxílio, a SETEC trabalha com o efetivo completo nestes dias. Preparados com mapas, os trabalhadores vão orientar os visitantes pelas mais de 30 mil sepulturas, além de ajudar as pessoas com dificuldades de locomoção.
O presidente da SETEC, Enrique Lerena, pede que os familiares tenham cuidado com vasos de plantas, para que não coloquem modelos que facilitem o acúmulo de água.
Enrique Lerena orienta cautela aos visitantes do Cemitério da Saudade, que passa por um processo de reforma do piso das dependências comuns.
O presidente da SETEC esclarece que a tradicional limpeza das sepulturas e lápides é permitida, mas que nenhuma intervenção de maior porte é autorizada nesses dias.
Também de acordo com a SETEC, uma parceria com a Sanasa vai viabilizar a distribuição de copos d’água e botões de rosa nos três cemitérios públicos de Campinas.
Ainda sobre o Dia de Finados, a Pastoral das Exéquias da Arquidiocese de Campinas contabiliza 26 celebrações de missas nos cemitérios públicos e privados de Campinas.
No Cemitério dos Amarais, na Saudade, no Flamboyant e Aleias e no Parque das Flores, serão cinco solenidades, às 7h00, 8h30 e 10h30 da manhã; e às 2h00 e às 4h00 da tarde.
No Parque das Acácias, as animações litúrgicas acontecem às 7h30 e 9h30 da manhã, e às 3h00 da tarde deste 2 de novembro.
No Cemitério Santo Antônio, a única celebração do dia acontece às 10h00. O Cemitério de Sousas, gerido pela SETEC, recebe uma Missa às 8h00 da manhã. Já o Cemitério dos Alemães, no Vida Nova, também celebra apenas uma única missa, prevista para às 7h30 da manhã.
Fotografia: Carlos Bassan / Arquivo PMC
Leia e ouça também:
Jornalista
Jornalista