Ao vivo

notícias

30 de outubro de 2024

Frente Ambientalista cobra capacitação de moradores próximos de áreas sujeitas a inundações

Em reunião na Câmara Municipal, integrantes também articularam edição da Conferência do Meio Ambiente, prevista para novembro

ouça a notícia

Reunidos no plenário da Câmara Municipal na última terça-feira, 29, os integrantes da Frente Parlamentar Ambientalista fizeram um balanço das atividades do grupo na atual legislatura.

No entanto, boa parte das discussões girou em torno do papel do município no gerenciamento de crises, como a das enchentes registradas no temporal do último dia 24, que resultou no desaparecimento e morte de Sara Gabrielly da Silva, de 18 anos.

Uma indicação protocolada pelo vereador Cecílio Santos (PT) pediu que o prefeito Dário Saadi (Republicanos) providencie tratativas junto à Defesa Civil e ao Corpo de Bombeiros, para o treinamento em socorro de moradores que vivem no entorno de áreas de inundação.

Em entrevista à reportagem da Rádio Brasil, o parlamentar demonstrou preocupação com a reincidência de fatalidades desse tipo em Campinas, e com erros na liderança da política pública de combate aos eventos extremos do clima.

Mas as discussões da Frente Parlamentar também pautaram a realização da Conferência Nacional do Meio Ambiente, prevista para o final de novembro.

Ronaldo Hipólito, membro do Fórum Socioambiental de Campinas, afirmou que as decisões controversas de urbanismo adotadas na cidade, tornam o debate sobre a conservação da natureza cada vez mais essencial.

Como parte da Conferência Nacional, a Conferência Livre do Meio Ambiente deve acontecer no dia 30 de novembro, na Estação Guanabara, em Campinas.

Ainda segundo a Frente Parlamentar Ambientalista, um dos objetivos do evento deverá ser a discussão sobre a revisão do Plano Diretor de Campinas.

 

Fotografia: Arquivo / Câmara Municipal de Campinas


Leia e ouça também:

Kevin Kamada

Kevin Kamada

Jornalista

Kevin Kamada

Kevin Kamada

Jornalista

Compartilhe essa matéria