A Guarda Municipal de Campinas anunciou na última quinta-feira, 28, a criação de um grupo especial para combater os ataques aos patrimônios público e privado na cidade.
A decisão veio à tona depois do registro de novas depredações a sanitários, no Terminal Campo Grande.
Segundo a corporação, os agentes devem avançar no monitoramento via inteligência voltado às redes sociais, com o objetivo de identificar conexões feitas pelos vândalos.
Para esta força-tarefa, a Guarda Municipal deve contar com o apoio da Cimcamp, a Central Integrada de Monitoramento de Campinas, que vai ceder as imagens das câmeras e ajudar no trabalho de policiamento feito pelos agentes nas ruas.
Também está prevista uma colaboração com outras secretarias municipais e forças de segurança, como as polícias Militar, Civil e Federal.
Outra medida a ser adotada é a fiscalização nos estabelecimentos mais conhecidos por comercializar tinta spray.
De acordo com a Prefeitura de Campinas, atos de vandalismo provocam prejuízos superiores a R$ 1 milhão, todos os anos, aos cofres públicos.
A Administração orienta que, ao testemunhar um caso de vandalismo contra o patrimônio, o morador pode registrar a denúncia pelo telefone 118; pelo site emdec.com.br; no WhatsApp da EMDEC, (19) 3731-2910; e também pelo telefone da Guarda Municipal, no número 153.
Fotografia: Arquivo / PMC
Leia e ouça também:
Jornalista
Jornalista