Uma solenidade realizada na sede da ACIC (Associação Comercial e Industrial de Campinas), nesta sexta-feira, dia 23 de junho, marcou o lançamento da “Caravana Jovem Aprendiz Paulista”.
A iniciativa, que tem caráter itinerante, pretende mobilizar micro e pequenos empresários para contratar jovens de 14 a 18 anos que buscam o primeiro emprego.
O programa convida companhias de todo o estado a gerar vagas de trabalho para esta faixa etária, em condições alinhadas com a da categoria Aprendiz, como cargas horárias menores e alíquota menor no recolhimento do Fundo de Garantia.
Em contrapartida, as empresas participantes vão ser contempladas com uma série de subsídios, como a redução de encargos
De acordo com o governo estadual, 60 mil vagas devem ser abertas, e vão ser exclusivas para estudantes da rede pública de Educação.
Para a secretária executiva de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, Juliana Cardoso, o desafio da Caravana é o de convencimento dos empresários, já que a adesão ao programa não vai ser obrigatória.
O secretário estadual de Projetos Estratégicos, Guilherme Afif Domingos, destaca que o programa deve garantir, além do estímulo ao trabalho, condição justa para remunerar quem está ingressando no mercado de trabalho.
As vagas de emprego preveem remuneração mensal de até R$ 917,59, baseados em salário-mínimo/hora; com carga horária de quatro a seis horas por dia, em quatro dias da semana.
Uma plataforma gratuita, do Governo de São Paulo, deve ser utilizada para a capacitação teórica, no quinto dia da semana.
Reportagem: Kevin Kamada | Fotografia: Fernanda Sunega / Prefeitura de Campinas