Ao vivo

notícias

28 de março de 2024

GRU faz primeira fiscalização contra denúncias de dengue em Campinas

Integração de todas as secretarias deve trazer mais agilidade no atendimento à população da cidade

ouça a notícia

O Grupo de Respostas Unificadas, da Prefeitura de Campinas, realizou nesta quinta-feira, 28, a primeira visita a imóveis nos bairros Bonfim e Jardim Chapadão.

Duas equipes estiveram nos endereços que receberam denúncias em relação ao combate do mosquito Aedes Aegypti, causador da dengue, do Zika Vírus e da Chikungunya.

Criado pelo prefeito Dário Saadi (Republicanos), o objetivo desse grupo é agilizar os atendimentos e dar uma resposta de forma mais rápida à população de Campinas.  

Segundo ele, agora, os agentes de todas as secretarias foram capacitados para fazer esse tipo de serviço, e os moradores não vão mais depender de um processo burocrático para serem atendidos.

Só no mês de março, a prefeitura já registrou mais de 250 denúncias por dia,  pelo telefone 156.

A coordenadora do GRU, Christiane Sartori, aprovou a integração com as demais secretarias para agilizar o combate à dengue.

Desde o começo do ano, a região já promoveu oito mutirões contra a dengue, entre eles um regional, que visitou mais de 35 mil imóveis.

No entanto, a prefeitura destaca que quase metade deles estavam inacessíveis ou recusaram a entrada dos agentes de saúde para fazer a vistoria e orientação aos moradores.

O diretor da Defesa Civil, Sidnei Furtado, explica que essa integração já foi realizada anteriormente na época da pandemia da Covid-19 e defende que a estratégia da Administração pode gerar resultados eficazes também contra a dengue.

O Grupo de Respostas Unificadas deve atuar enquanto a cidade permanecer em situação de emergência para a dengue. Até o momento, Campinas registra mais de 32 mil casos confirmados dadoença e quatro mortes.

 

 

Fotografia: Fernanda Sunega/ PMC


Leia e ouça também:

Laura Saroa

Laura Saroa

Estagiária

Laura Saroa

Laura Saroa

Estagiária

Compartilhe essa matéria