Ao vivo

notícias

20 de novembro de 2024

Histórias da Cozinha Solidária São Marcos ganham espaço em novo livro

Obra reúne experiências e aprendizados do trabalho do Núcleo Campinas da Articulação Brasileira pela Economia de Francisco e Clara

ouça a notícia

Os primeiros aprendizados do núcleo de Campinas, da Articulação Brasileira para a Economia de Francisco e Clara, agora podem ser conferidos em um livro.

O primeiro volume de “O Caminho se faz ao Caminhar – Formando multiplicadores da Economia de Francisco e Clara nos territórios” foi oficialmente lançada no último dia 15 de novembro, em um evento especial na Cozinha Solidária São Marcos.

O serviço criado em junho de 2021, atende aproximadamente 400 famílias da região, que lutam diariamente contra a fome.

A cozinha funciona no espaço da Paróquia de “São Marcos, O Evangelista”, e apenas no seu primeiro ano de atividades, alcançou a marca das 60 mil refeições servidas para quem mais precisa.

Trabalho acompanhado de perto por um dos organizadores do livro, o professor de Ciências da Religião da PUC-Campinas, Glauco Barsalini, que conversou sobre a obra com a reportagem da Rádio Brasil.

O docente lembra que a economia solidária é um chamado feito pelo pontificado de Francisco.

Para atender à demanda pelas refeições, a articulação do projeto da Cozinha Solidária São Marcos conta com o apoio da produção de alimentos no Acampamento “Marielle Vive”, do MST em Valinhos, e de outras nove associações.

O professor Glauco Barsalini ressalta que a Cozinha Solidária do São Marcos representa a materialização do trabalho pela Economia de Francisco e Clara.

Barsalini explica que o trabalho da Economia de Francisco e Clara também se dedica à capacitação de novos difusores de um pensamento mais solidário.

O primeiro volume de “O Caminho se faz ao Caminhar” também conta com a coorganização da coordenadora do Núcleo Campinas da Articulação Brasileira pela Economia de Francisco e Clara, Márcia Molina; e da economista e professora na PUC-Campinas, Eliane Rosandiski.

O livro está disponível no formato físico, e é publicado pela Editora Santuário. A obra pode ser adquirida pelo portal da editora, em www.editorasantuario.com.br.

A renda será revertida na continuidade das ações da Articulação.

 

 

Fotografia: Kevin Kamada


Leia e ouça também:

Kevin Kamada

Kevin Kamada

Jornalista

Kevin Kamada

Kevin Kamada

Jornalista

Compartilhe essa matéria