O município de Hortolândia criou por meio de decretos publicados no fim de fevereiro, um Comitê Intersetorial de Políticas Públicas para a Primeira Infância.
O colegiado é formado por representantes do Poder Executivo, que envolvem 15 secretarias, além de cinco conselhos e organizações do Terceiro Setor.
O foco do trabalho é a criação de um Plano Municipal para a Primeira Infância, um documento que deve garantir o desenvolvimento integral de crianças entre zero e seis anos de idade.
A diretora do Departamento de Educação Infantil, Jane Aparecida Nery de Carvalho, explica que neste processo vão ser discutidas principalmente, as prioridades de atendimentos para essa faixa etária.
Antes de criar o Comitê, a Prefeitura de Hortolândia montou um grupo interno para a articulação de projetos e ações que atendessem a defesa dos direitos das crianças e adolescentes.
De acordo com Jane Carvalho, os esforços estão voltados para diversos setores como a saúde, assistência social, educação, cultura e esporte.
A diretora reforça que as reuniões e pesquisa de campo para a escrita do documento já estão acontecendo entre os representantes das secretarias envolvidas.
Uma reunião de apresentação com todo o colegiado foi realizada no último dia 27 de fevereiro.
No encontro foram discutidos pontos como a forma de coleta dos dados, as metas a serem planejadas, além da elaboração de planos e também as estratégias para alcançar um resultado eficiente.
Fotografia: Tony Winston / Agência Brasil
Leia e ouça também:
Estagiária
Estagiária