Pelo menos 70% das placas instaladas em Hortolândia para alertar sobre os locais com risco de infestação do carrapato-estrela na cidade já foram vandalizadas.
O número é da Secretaria Municipal de Saúde, que alerta para os perigos da falta de informação sobre a doença diante do surto de febre maculosa registrado recentemente em Campinas.
Segundo a Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), as placas danificadas são substituídas, mas o prejuízo à saúde pública pode ser inestimável, diante do crescente risco para a população.
É o que explica a médica veterinária da UVZ de Hortolândia, Tosca de Lucca.
A profissional destaca a importância de preservar as placas como instrumento de informação, e principalmente de conscientização, para que o diagnóstico precoce esteja ao alcance de todos.
Todo ato de vandalismo pode ser denunciado à Guarda Municipal e outras autoridades.
Em Hortolândia, os agentes da GM podem ser acionados pelo telefone 153, ou ainda pelo 0800 01-11-580.
Segundo a Vigilância Epidemiológica, Hortolândia investiga pelo menos sete casos suspeitos de febre maculosa, todos relacionados ao surto em uma fazenda de Campinas, no final de maio.
Desde o começo do ano, a cidade registra 68 casos notificados; sendo um positivo, uma vítima fatal, 23 casos negativos e outros 44 à espera de resultado.
Reportagem: Kevin Kamada | Fotografia: Jerry Kirkhart / Wikimedia