Ao vivo

notícias

26 de julho de 2024

Hospital de Clínicas da Unicamp anuncia superlotação de leitos no PS

Reunião com autoridades municipais deve definir as medidas para solucionar o problema

ouça a notícia

Depois do comunicado de superlotação nos leitos do Pronto Socorro Adulto SUS da PUC-Campinas, na última quinta-feira, 25, o Hospital de Clínicas da Unicamp informou nesta sexta-feira, que também está com o PS acima da capacidade. Até o momento, o HC tem no total 30 leitos disponíveis, sendo que há 80 internados. Isso representa uma superlotação de mais de 250%.

No caso do Hospital da PUC, a capacidade também é de 30 leitos, sendo que no momento há 70 internados. Em nota, a unidade afirmou que todos os internados são de alta complexidade, com doenças neurológicas, respiratórias e cardiovasculares.

No entanto, o hospital esclarece que todas as pessoas que chegam ao PS, passam por uma triagem e são classificadas de acordo com a gravidade. Em nota, a Secretaria de Saúde de Campinas informou que há um acordo em tramitação para ampliação dos leitos, em dois convênios com a rede privada.

Além disso, destacou que desde o mês de abril está tomando medidas que estão previstas no Plano de Contingência para o período de sazonalidade, cuja demanda por atendimento por doenças respiratórias aumenta.

O Departamento Regional de Saúde de Campinas também publicou uma nota que reforça o período de sazonalidade como principal fator de superlotação. Uma reunião entre o governo municipal, representantes do estado e das unidades aconteceu durante a tarde para definir soluções do cenário atual.

 

Fotografia: Reprodução  / Governo de São Paulo


Leia e ouça também:

Laura Saroa

Laura Saroa

Estagiária

Laura Saroa

Laura Saroa

Estagiária

Compartilhe essa matéria