Um novo acordo de cooperação entre a IMA (Informática de Municípios Associados), empresa pública de computação de Campinas, e uma gigante estadunidense da chamada “big tech” – as grandes corporações do setor de tecnologia, promete impulsionar a criação de novos serviços para a população.
O pacto foi assinado em uma cerimônia no Paço Municipal na última quinta-feira, 30.
Os novos produtos poderão ser utilizados tanto nas repartições públicas, como nos serviços que já fazem parte do dia a dia da população, como os chatbots.
O presidente da IMA, Elias Tavares, afirma que as inovações devem usar tecnologias modernas, como a inteligência artificial.
Já o prefeito de Campinas, Dário Saadi (Republicanos), destaca que os programas de computador e outras tecnologias desenvolvidas a partir da nova parceria, também poderão ser comercializados para outros governos que precisarem das soluções.
Esta será a décima parceria da IMA com empresas estrangeiras da big tech. Outros serviços fornecidos a partir da cooperação incluem a transferência de dados, hoje armazenados em servidores físicos, para a nuvem fornecida pela própria empresa norte-americana.
Por ser uma empresa pública que integra a Administração municipal, a IMA possui é liberada da exigência de licitações públicas para o fornecimento de produtos e de serviços.
Fotografia: Reprodução / Carlos Bassan/Prefeitura de Campinas
Leia e ouça também:
Jornalista
Jornalista