A Defesa Civil de Campinas apresentou na quarta-feira, 24, um balanço parcial da Operação Estiagem. Desde o dia 1º de maio até 22 de julho, foram captados 257 focos de incêndio por intermédio de imagens de satélite do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
Também foram emitidos boletins de baixa Umidade Relativa do Ar (URA) e de altas temperaturas. Nesta época do ano, com a queda da umidade relativa do ar, a vegetação fica mais seca e aumenta o número de queimadas, de acordo com o Corpo de Bombeiros.
Segundo o Diretor da Defesa Civil, Sidney Furtado, a ação do homem ainda é decisiva para a proliferação dos incêndios ocorridos na vegetação seca. Ele dá recomendações para encaminhar as denúncias e facilitar o trabalho da Defesa Civil.
No mês de junho foram emitidos quatro boletins de baixa temperatura. Nas duas ocasiões, os índices ficaram abaixo de 13 graus centígrados. Em 2023, nos primeiros dois meses da Operação Estiagem foram emitidos 34 boletins.
No mês de maio, também houve emissão de quatro boletins de onda de calor, e 12 de altas temperaturas, sendo que o maior índice registrado foi de 34.6 graus centígrados, no dia 4 de maio.
A Operação Estiagem 2024 ocorre todos os anos entre o dia primeiro de maio até 30 de setembro. Durante esses quatro meses, período mais seco do ano, quando aumenta o risco de incêndio em área de cobertura vegetal, é registrada a baixa a vazão dos mananciais e da umidade relativa do ar.
Fotografia: Arquivo / PMC
Leia e ouça também:
Jornalista
Jornalista