A Regional Campinas do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) apresentou para a imprensa nesta terça-feira, dia 05 de dezembro, mais uma pesquisa com industriais associados da entidade.
O pessimismo prevalece no levantamento. Perguntadas sobre as projeções de seus negócios para 2024, em comparação com 2023, 30% das empresas projetaram que existirá ‘melhora nas suas atividades’ e 35% que será ‘igual’. Já para 35% das associadas o quadro vai piorar.
Para o diretor do Ciesp Campinas, José Henrique Toledo Corrêa, o que indústria deseja é “um menor nível de intervenção do estado na economia e posteriormente uma melhoria na economia”.
Na visão do presidente do Ciesp, um aspecto que atrapalha o desenvolvimento da economia brasileira é a atuação dos Sindicatos na defesa dos seus direitos.
Quando foram questionadas sobre os possíveis cenários para o desempenho da economia brasileira em 2024, também na comparação com 2023, 12% das associadas projetaram como ‘melhor’, 23% delas assinalaram como ‘igual’, 59% como um cenário ‘pior’. Outros 6% ‘não tem avaliação’ do quadro.
O Ciesp Campinas conta com 590 empresas associadas, distribuídas em 19 municípios da região. O faturamento conjunto das empresas associadas é de R$ 53 bilhões ao ano. Conjuntamente essas empresas empregam 97.954 colaboradores.
Fotografia: Divulgação / Ciesp Campinas
Leia e ouça também:
Jornalista
Jornalista