Ao vivo

notícias

26 de junho de 2024

Inteligência artificial é evidência nas indústrias da RMC

Segundo pesquisa do CIESP, para os próximo meses, cerca de 30% delas devem adotar o mecanismo

ouça a notícia

Durante apresentação dos dados econômicos das industrias da Região Metropolitana de Campinas na última terça-feira, 26, a diretoria do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) – Regional Campinas anunciou as projeções de investimentos em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) e em Inteligência Artificial (IA) de suas empresas associadas. A Sondagem foi aplicada pela primeira vez pelo Ciesp-Campinas em agosto de 2023.

A pesquisa apontou que 6% das indústrias da região de Campinas utilizam a Inteligência Artificial. A utilização da IA nos próximos meses/anos está nos projetos de 27% das empresas que responderam ao questionário. Outros 40% das indústrias sabem da necessidade da IA, mas no momento não têm projetos para a sua utilização. Para 27% delas não existe a necessidade de uso da IA.

O diretor do Ciesp Campinas José Henrique Toledo Correa afirmou que a entidade tem o dever de chamar atenção das empresas para o tema e incentivar o mergulho nas qualidades do novo mecanismo colocado à disposição.

Segundo ele, a Região Metropolitana de Campinas mostram condições utilizar toda a potencialidade da inteligência artificial.

O Ciesp-Campinas, promoverá nos próximos meses eventos como cursos, palestras e visitas técnicas. A meta é fazer com que as indústrias possam entender e viabilizar a adequação da Inteligência Artificial ao seu dia a dia.

O Ciesp-Campinas conta com 590 empresas associadas, distribuídas em 19 municípios da região. O faturamento conjunto das empresas associadas é de R$ 53 bilhões ao ano. Conjuntamente essas empresas empregam 97.954 colaboradores.

 

 

Fotografia: Reprodução / Revista Indústria Brasileira


Leia e ouça também:

Elias Aredes

Elias Aredes

Jornalista

Elias Aredes

Elias Aredes

Jornalista

Compartilhe essa matéria