Equipes de saúde da Prefeitura de Campinas e de uma empresa terceirizada vão realizar neste sábado, 16, uma ação na região do Jardim Eulina, em Campinas contra a dengue.
O bairro está no foco da Secretaria de Saúde por estar entre os sete bairros com elevado risco de transmissão da doença.
A preocupação das equipes é principalmente com uma possível reintrodução dos tipos 3 e 4 da dengue, que até o momento não foi registrado em Campinas.
Priscilla Pegoraro, servidora do Comitê de Prevenção e Controle de Arboviroses, explica como vai ser a dinâmica da ação e afirma que atividades complementares vão ser incluídas para a conscientização da população.
Os agentes de saúde ao entrarem nas residências vão verificar a existência de possíveis criadouros do mosquito Aedes Aegypti e farão a aplicação de larvicida e inseticida na área.
No entanto, Priscila Pegoraro reforça que as ações de combate à dengue e outras doenças causadas pelo mosquito, precisam ser uma via de mão dupla e ter a participação efetiva da população.
Ela faz um apelo para que os moradores do Jardim Eulina e de outros bairros de Campinas permitam a entrada das equipes de saúde para realizar a vistoria.
A cidade vive atualmente uma epidemia da doença e desde o começo do ano já registrou mais de dez mil casos e três óbitos.
O mutirão no Jardim Eulina acontece no sábado, das 8:30 da manhã até o meio-dia.
Fotografia: Fernando Frazzão / Agência Brasil
Leia e ouça também:
Estagiária
Estagiária