Uma das mais antigas chagas do nosso país – a desigualdade social – mostra garras ainda mais profundas quando olhamos para sentimentos comuns presentes na sociedade, como o individualismo.
Por isso mesmo, doar é um gesto virtuoso cada vez mais importante para promover a cidadania, ou seja, um gesto coletivo que preza pelo objetivo de se atingir o bem comum.
Na semana em que se celebra o Dia Mundial de Doar – 3 de dezembro – um seminário promovido pela Fundação FEAC discutiu as formas como as organizações do terceiro setor podem engajar esse movimento.
Reunidos no auditório do Instituto Padre Haroldo, representantes de organizações da sociedade civil discutiram as oportunidades e desafios do voluntariado, especialmente para as pessoas mas, também, para as empresas.
Daniel Morais Assunção é fundador da plataforma Atados, que contabiliza ao menos 3 mil ONGs a uma legião de pessoas interessadas em se voluntariar.
Ele destaca a surpresa com a articulação das OSCs em Campinas e o potencial de expansão da voluntariedade.
Assunção ressalta que as doações mais valiosas são as de tempo e de expertise em saber fazer algo.
Ana Carolina Moura, gerente de Parcerias Institucionais na Fundação FEAC, explica que a entidade disponibiliza uma série de canais para saber como fazer uma doação.
O e-book da campanha Dia de Doar pode ser encontrado no site www.feac.org.br/doecampinas2024.
Fotografia: Arquivo / Rovena Rosa/Agência Brasil
Leia e ouça também:
Jornalista
Jornalista