notícias

14 de janeiro de 2025

Motorista deve ficar atento aos vencimentos do IPVA a partir deste mês

Cronograma para a primeira parcela ou cota única com desconto segue até o dia 21; entenda

ouça a notícia

O cronograma de pagamentos do IPVA 2025 no estado de São Paulo começou no último dia 13 de janeiro e segue até o próximo dia 24 de janeiro.

É importante que o motorista fique atento ao vencimento do IPVA, pois cada parcela depende do último número da placa do veículo.

O cronograma está programado da seguinte forma: para os veículos com placa de final 1, o vencimento acontece no dia 13 de janeiro, para os com final 2, dia 14 de janeiro e assim em diante. Sendo assim, o último vencimento acontece no dia 24 de janeiro para aqueles que possuem as placas com final 0.

É importante lembrar que o contribuinte que optar pagar o valor à vista ganha um desconto de 3%.

Já aqueles que optarem por parcelar o IPVA, o tributo poderá ser dividido em até cinco vezes, dependendo do valor total, lembrando que valores inferiores a R$ 222,12 não podem ser parcelados.

Também é preciso se atentar ao calendário de janeiro, pois a primeira parcela já deve ser recolhida neste mês.

Para facilitar a memorização dos vencimentos das parcelas, a Secretaria da Fazenda manteve todos os vencimentos no mesmo dia dos mês para cada final de placa. Por exemplo, veículos com final 1 têm vencimento em 13 de janeiro, 13 de fevereiro, 13 de março, 13 de abril e 13 de maio.

Caso o vencimento ocorra no final de semana, feriado ou dia em que não houver expediente bancário no município de registro do veículo, o pagamento pode ser feito no próximo dia útil.

A Secretaria da Fazenda alerta para os golpes comuns nessa época, e relembra que as guias para o pagamento podem ser baixadas pelo site do governo, no endereço www.fazenda.sp.gov.br.

 

 

 

Fotografia: Reprodução / Antonio Cruz/Agência Brasil


Leia e ouça também:

Valentina Sclauser

Valentina Sclauser

Estagiária

Valentina Sclauser

Valentina Sclauser

Estagiária

Compartilhe essa matéria