notícias

14 de março de 2024

No Dia do Consumidor, internauta precisa ficar atento às fraudes

Levantamento da Serasa Experian contabiliza ao menos três milhões de fraudes virtuais em 2022 no Brasil

ouça a notícia

Um levantamento realizado pela Serasa Experian mostra que os consumidores brasileiros sofreram, em 2022, ao menos três milhões de tentativas de fraude de identidade.

O sequestro de informações sensíveis acontece principalmente pela internet e reforça a necessidade de cuidado com os sites visitados e com as informações preenchidas, tanto no computador como no celular.

O advogado especialista em Direito Tributário, Antônio Carlos Morad, alerta que é necessário cuidado extremo com qualquer endereço visitado na internet.

Morad reorienta que, caso o consumidor suspeite ter caído em uma fraude, deve urgentemente buscar ajuda policial.

De acordo com o levantamento da Serasa Experian, de 2022, o grupo de bancos e cartões liderou o ranking das principais tentativas de fraudes, com ao menos 1,7 milhão de ocorrências.

Na sequência, as empresas financeiras de crédito, foram associadas a pelo menos meio milhão de tentativas de fraudes.

O setor de serviços encerra a lista com pelo menos 450 mil casos registrados em 2022.

 

Fotografia: Marcello Casal Jr. / Agência Brasil


Leia e ouça também:

Kevin Kamada

Kevin Kamada

Jornalista

Kevin Kamada

Kevin Kamada

Jornalista

Compartilhe essa matéria