Já está em funcionamento novo radar adquirido pela Unicamp, que promete fortalecer o trabalho de monitoramento das condições meteorológicas da região de Campinas.
O equipamento está sob responsabilidade do Cepagri, e aumenta a capacidade de rastrear e alertar sobre a aproximação de eventos climáticos extremos.
Para entrar em operação, o sistema foi instalado em um dos pontos mais altos da Cidade Universitária, em Barão Geraldo.
A antena está acoplada em uma torre, com cerca de 10 metros de altura. Já o coração do radar, um supercomputador, está alocado em um contêiner.
Na prática, o novo radar emite ondas eletromagnéticas em raios de até 60 a 100 quilômetros de distância. Cada coleta de informações é feita em intervalos de 5 a 10 minutos.
O tipo de sinal irradiado, chamado de “Banda X”, permite que as informações coletadas sejam mais precisas. Bruno Bainy, meteorologista do Cepagri da Unicamp, explica.
O pesquisador explica que a universidade trabalha para criar um centro especializado em meteorologia, tanto para uso interno como para a comunicação da sociedade.
O novo radar custou R$ 4,8 milhões, pagos pela Agência Metropolitana de Campinas (Agemcamp), com recursos do Fundo de Desenvolvimento Metropolitano.
Enquanto os ajustes finais de operação ainda são realizados, a previsão é de que o equipamento passe a operar em plena capacidade a partir de dezembro.
Fotografia: Kevin Kamada
Leia e ouça também:
Jornalista
Jornalista