O prefeito de Valinhos, Franklin Duarte de Lima (PL) e o vice-prefeito Luiz Mayr Neto (PSDB), fizeram uma cerimônia na última quinta-feira, 10, para celebrar os cem dias de governo.
A solenidade realizada no Jardim Paiquerê apresentou um balanço das políticas públicas feitas até aqui, como a interrupção do processo de privatização do DAE (Departamento de Água e Esgoto de Valinhos); as ações de zeladoria como recapeamento, poda de terrenos e caça aos criadouros do mosquito da dengue; e a revisão de contratos com indícios de superfaturamento na gestão anterior.
O prefeito de Valinhos também anunciou a entrega de uma nova área, no Ortizes, onde 200 imóveis do programa “Minha Casa, Minha Vida” serão construídos. A previsão de entrega das construções é de 18 meses. O prefeito afirmou que o cadastro de interessados será aberto em breve pela Prefeitura.
Na coletiva de imprensa, nós perguntamos ao prefeito sobre como a cidade se organiza para as mudanças na captação de impostos a partir da Reforma Tributária.
Franklin afirmou que Valinhos está “estratificando” suas fontes de arrecadação, para priorizar o desenvolvimento das empresas que geram impostos coletados pelo próprio município.
O prefeito de Valinhos criticou a dívida deixada pela gestão anterior, e afirmou que o único caminho para viabilizar investimentos neste ano é o das parcerias com os governos Federal e Estadual.
Franklin afirmou que ele e o vice-prefeito Mayr pautam uma relação republicana, independentemente do governo, mas reconheceu que os recursos financeiros são obtidos com mais facilidade junto ao Governo do Estado.
Depois da solenidade dos cem dias de governo, a Prefeitura entregou o novo prédio da “Farmácia do Povo”, que vai centralizar a entrega de medicamentos do SUS, da Farmácia de Alto Custo e do Serviço de Medicamentos Garantidos por Mandados Judiciais.
Fotografia: Kevin Kamada/Rádio Brasil Campinas
Leia e ouça também:
Jornalista
Jornalista