notícias

29 de abril de 2024

Número de eleitores abaixo de 18 anos apresenta queda em São Paulo

Apenas 14,2% desse público possuem o título de eleitor vigente para a votação deste ano

ouça a notícia

O número de eleitores abaixo de 18 anos que possuem o título de eleitor, no estado de São Paulo está baixo, em comparação com os últimos dados demográficos do país.

De acordo com as estatísticas da Justiça Eleitoral, pouco mais de 160 mil eleitores, entre 16 e 17 anos, haviam feito o Título, em março deste ano.

Ao levar em conta o último Censo, divulgado pelo IBGE, em 2022, a população dessa faixa etária é de pouco mais de um milhão de pessoas.

Isso significa que a parcela de jovens com alistamento eleitoral é de apenas 14,2%, em São Paulo. 

Egle Prado Vilhena, chefe do Cartório da 370ª Zona Eleitoral de Campinas, descreve algumas das pistas que justificam essa queda de adesão pelo título eleitoral.

Em contrapartida, a confecção do documento é obrigatória a partir dos 18 anos e em 2024, a ação é ainda mais importante, por se tratar de ano de eleições municipais.

De acordo com a chefe de cartório, quem precisa regularizar o título ou fazer o cadastro da biometria, tem até a próxima quarta-feira, 8.

Ainda segundo Egle Vilhena, caso os eleitores percam o prazo para obter o documento, é preciso pagar uma multa, no valor de R$ 3,51.

Além da multa, quem deixar de regularizar o título de eleitor, pode sofrer com uma série de restrições, como ser proibido de tirar o passaporte, fazer empréstimos em instituições bancárias e também, deixar de participar de concursos públicos no Brasil.

 

 

Fotografia: Antônio Augusto / TSE


Leia e ouça também:

Laura Saroa

Laura Saroa

Estagiária

Laura Saroa

Laura Saroa

Estagiária

Compartilhe essa matéria