notícias

18 de julho de 2024

Ouça ao terceiro episódio de “Antônio: Um Campineiro”

Especial revisita a história do prefeito de Campinas, assassinado em setembro de 2001

ouça a notícia

Uma das principais lideranças de movimentos sociais de Campinas nos anos 1980 e 1990, o arquiteto Antônio da Costa Santos, o Toninho, defendia que muitas das transformações que considerava necessárias para a cidade só seriam possíveis por meio da “caneta do prefeito”.

A entrada de Toninho na vida político-partidária tem seu primeiro grande marco em 1989, quando se elege vice-prefeito na chapa de Jacó Bittar. Um início marcado por muitos tumultos na Prefeitura, que o levaram a um rompimento político.

Ainda assim, a experiência ruim não desalentou o jovem arquiteto, que viria a tentar a Prefeitura da cidade em 1996 e 2000. A última eleição do século, primeira de um novo milênio, marca a aposta de todas as fichas em um plano de governo atrelado às ideias que Toninho defendeu ao longo de toda uma vida.

No terceiro episódio de “Antônio: Um Campineiro”, o repórter Kevin Kamada relembra a trajetória de Antônio da Costa Santos nas duas passagens pelo Palácio dos Jequitibás. Início, meio e fim de uma trajetória precocemente interrompida com o seu assassinato, em setembro de 2001.

 


O jornal Brasil Agora 1ª Edição vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h00 às 11h55.


Ouça outros especiais da Rádio Brasil Campinas:

Kevin Kamada

Kevin Kamada

Jornalista

Kevin Kamada

Kevin Kamada

Jornalista

Compartilhe essa matéria