A julgar pelos acontecimentos do 13 de dezembro na história – especialmente os do ano de 2024 – a data tem tudo para ser eternizada como um marco significativo de acontecimentos sociais.
O primeiro marco nos leva a 1968, quando o quinto Ato Institucional editado pelo Regime Militar implantou um regime de exceção marcado pela extinção das garantias individuais e um deplorável endurecimento da ditadura.
O segundo nos traz a este ano, quando a Polícia Federal chega ao desfecho e entrega relatório ao STF (Supremo Tribunal Federal), que pede a prisão do ex-vice na chapa de Jair Bolsonaro à reeleição em 2022, o general Walter Braga Netto. A detenção aconteceu no último sábado, 14.
O militar de quatro estrelas é suspeito de tentar combinar depoimentos, com o ex-ajudante de ordens da Presidência da República, o tenente-coronel Mauro Cid, para amenizar as investigações do plano golpista revelado pela PF para dezembro de 2022.
No comentário desta segunda-feira, 16, o cientista político Gerson Leite de Moraes avalia as implicações da prisão de um militar de alta patente e os rumos da atual oposição no Brasil.
Clique no player para ouvir o comentário na íntegra.
A coluna “Perspectiva Política” vai ao ar às segundas-feiras no jornal Brasil Agora 1ª Edição!
Leia e ouça também:
Jornalista
Jornalista