notícias

25 de agosto de 2023

Pesquisa aponta queda no número de novas empresas no Brasil

Até maio deste ano, foram abertas mais de 350 mil companhias

ouça a notícia

O número de novas empresas criadas no Brasil caiu 1,8% em maio deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado.

Os dados são de um indicador da Serasa Experian.

O economista Luiz Rabi explica que no período mais crítico da economia, durante a pandemia de Covid-19, o desemprego levou a criação de empreendedores por necessidade.

Agora, segundo ele, nesse momento pós pandemia, a tendência é de que os brasileiros se mantenham em um emprego fixo e de carteira assinada, sem se arriscar em novos negócios.

De acordo com os dados do Indicador, em 2023, foram abertas mais de 350 mil novas empresas.

Deste total, metade delas está concentrada na região Sudeste. Luiz Rabi afirma que o setor mais procurado para abrir negócios foi o de serviços, pelo baixo custo de investimento.

Apesar da queda registrada, o economista afirma que, neste segundo semestre, a abertura de novas empresas deve se manter estável, já que por causa das datas comemorativas de fim de ano, as contratações temporárias também costumam aumentar.

Para a análise da pesquisa de Nascimento de Empresas foi considerada a quantidade de novas empresas em um mês, registradas em todos os estados do país.

 

Fotografia: Fernando Frazão / Agência Brasil


Leia e ouça também: 

Laura Saroa

Laura Saroa

Estagiária

Laura Saroa

Laura Saroa

Estagiária

Compartilhe essa matéria