Ao vivo

notícias

14 de março de 2024

Pesquisa no CNPEM busca a cura para doenças degenerativas em mamíferos

Estudo internacional no laboratório Sirius investiga proteína presente na estrutura celular

ouça a notícia

Um estudo internacional, conduzido por pesquisadores brasileiros e alemães, revelou pistas que, no futuro, podem servir como base para o tratamento de doenças degenerativas em mamíferos.

A mais comum é conhecida popularmente como “Doença da Vaca Louca”, patologia que afeta o gado e que causa prejuízos à pecuária mundial.

A pesquisa utilizou técnicas biofísicas avançadas do laboratório Sírius, que faz parte do CNPEM (Centro Nacional de Pesquisas em Energias e Materiais), em Campinas.

Uma das pesquisadoras responsáveis, Mariana Juliani do Amaral, explica que uma das descobertas foi a transformação da proteína Príon, presente nas células dos mamíferos, em contato com o cobre e o chamado estresse oxidativo.

O estudo mostrou ainda que a proteína príon, em seu formato sadio, é capaz de “sequestrar” o cobre em excesso presente na célula e transformá-lo em gotículas líquidas, que impedem que doenças degenerativas sejam desencadeadas.

Para Mariana do Amaral, estas demonstrações em laboratórios são fundamentais para que a ciência possa desenvolver medicamentos que tragam resultados eficazes para os mamíferos.

A utilização dos equipamentos do Sírius permitiu que as células fossem vistas em escala micrométrica, que trouxeram informações quantitativas das fases líquida e condensada da proteína príon.

A pesquisa teve, ao todo, quatro anos de duração e o artigo final, publicado em uma revista científica internacional, é assinado por nove pesquisadores.

 

Fotografia: Reprodução / CNPEM


Leia e ouça também:

Laura Saroa

Laura Saroa

Estagiária

Laura Saroa

Laura Saroa

Estagiária

Compartilhe essa matéria