Ao vivo

notícias

14 de novembro de 2023

Polícia Federal realiza mais uma etapa da Operação Illusio

Alvo foi uma gráfia em Indaiatuba, suspeita de fabricar embalagens de cigarros para contrabando

ouça a notícia

A Polícia Federal deflagrou, na tarde da última segunda-feira, 13, em Indaiatuba mais uma etapa da Operação Illusio, que apura crimes de associação criminosa e lavagem de dinheiro no contrabando de cigarro.

Uma gráfica na cidade foi alvo das investigações e é suspeita de fabricar embalagens para os cigarros. No local, os policiais encontraram moldes para a confecção das caixas e maços.

A investigação é feita em conjunto com a Receita Federal e Ministério Público, que  também investiga denúncias de trabalho análogo à escravidão.

De acordo com a PF, a quadrilha é chefiada por um empresário de Barueri, que pegava trabalhadores do Paraguai para trabalharem em fábricas clandestinas, na cidade de Divinópolis.

A distribuição dos cigarros falsos era feita em caminhões, em meio à cargas de calçados. Os trabalhadores foram resgatados pela Polícia Federal.

Além do contrabando de cigarros, a quadrilha também é investigada por tráfico de pessoas, falsificação e uso de documentos falsos, crime contra os registros de marcas e lavagem de dinheiro.

A pena para esses crimes variam de quatro a dez anos de reclusão.

Foram realizados 59 mandados de busca e apreensão nos estados de Minas Gerais, São Paulo, Pará e Amazonas.

 

Fotografia: Polícia Federal / Divulgação


Leia e ouça também:

Laura Saroa

Laura Saroa

Estagiária

Laura Saroa

Laura Saroa

Estagiária

Compartilhe essa matéria