O Governo do Estado de São Paulo anunciou nesta segunda-feira, 1, que vai substituir a emissão da primeira via do RG pela Carteira de Identidade Nacional (CIN).
Sem grandes mudanças, o novo documento vai conter o CPF como Registro Geral Nacional e um QR code para verificar sua autenticidade. A CIN vai ser emitida nos postos do Poupatempo.
Para fazer o agendamento, o governo disponibiliza canais onlines, como o app do Poupatempo, o próprio portal, pelo endereço www.poupatempo.sp.gov.br, além de totens instalados nas unidades.
Na data agendada, o cidadão deve levar uma certidão de nascimento ou de casamento. Para os menores de 16 anos, a emissão do documento deve ser feita com a presença de um responsável.
Alguns requisitos como estar em situação regular com a Receita Federal e ter uma conta no GOV.BR, também são necessários para tirar a CIN.
A partir de 2032, a Carteira de Identificação Nacional passa a ser obrigatória em todo o território nacional e até lá, o RG continua válido.
Em Campinas, as unidades do Poupatempo ficam no Campinas Shopping, localizado na Rua Jacy Teixeira de Camargo, 940, no Jardim do Lago; e também no Paço Municipal, na Avenida Anchieta, 200, no Centro.
Fotografia: Reprodução / Instituto Geral de Perícias/Rio Grande do Sul
Leia e ouça também:
Estagiária
Estagiária