Na data conhecida como o Dia dos Povos Indígenas, a Prefeitura de Campinas apresentou, oficialmente, a “Carta da ‘Aliança entre nós’: Rede de Apoio aos Indígenas em Contexto Urbano em Campinas”.
O documento é resultado da construção conjunta de pelo menos três secretarias municipais; em parceria com os coletivos entocidade e a Associação Areté, e busca destacar a importância econômica e social dos povos originários dentro das cidades.
A leitura da carta aconteceu no Salão Azul do Palácio dos Jequitibás, e foi marcada pelo destaque para os dados da população indígena que vive em Campinas.
De acordo com o Censo 2022, o número de moradores deste grupo na metrópole registrou um salto de cerca de 50% na comparação com a última edição da pesquisa demográfica.
Os dados oficiais apontam 1.569 moradores deste grupo. Números que podem estar associados às políticas públicas para os povos originários na cidade, especialmente pela realização do Vestibular Indígena na Unicamp.
Atualmente, 420 estudantes indígenas, de 40 povos diferentes, estudam no local e ingressam por meio de um processo seletivo exclusivo.
Realidade que desafia instituições a trabalharem a inclusão e adaptação deles, como destaca reitor da Unicamp, Antônio José de Almeida Meirelles.
Representando o povo indígena Karirxocó, Hana da Cruz comemora a conquista do documento, e destaca que a Carta fortalece a luta da preservação da cultura indígena.
O autor da proposta que alterou a data do Dia dos Povos Indígenas em Campinas para 9 de agosto, foi o vereador Gustavo Petta. Para ele, a assinatura da Carta Aliança Entre Nós reforça a importância da pauta indígena no atual momento brasileiro:
Já o prefeito de Campinas, Dário Saadi, afirma que o documento contribui com a revisão e a justiça histórica para uma população invisibilizada ao longo da história brasileira.
A carta “Aliança Entre Nós” vai pautar a criação de um grupo de trabalho que deve reunir secretarias municipais, empresas e a sociedade civil.
Um dos objetivos anunciados pela Prefeitura também será o do fortalecimento do Plano Municipal de Promoção da Igualdade Racial.
Reportagem: Kevin Kamada | Fotografia: Kevin Kamada
Leia e ouça também: