O Jardim Campo Belo, na região do Aeroporto de Viracopos, é o local escolhido para abrigar a sétima unidade do Ceprocamp, em Campinas.
Os detalhes da nova unidade, que deve começar a funcionar no final do mês, foram apresentados em uma coletiva de imprensa, na manhã de terça-feira, 11.
Segundo a Prefeitura de Campinas, a demanda pelos cursos oferecidos pelo Ceprocamp cresceu cerca de 105% entre 2021 e 2023, o que pode estar associado à oferta de novos cursos rápidos, com 10 semanas de duração, além da descentralização das unidades e da simplificação no processo de matrícula.
As instalações no Campo Belo vão operar em um novo prédio, de dois pavimentos, anexo à base da Fumec, que já funciona no local para 90 estudantes da Educação de Jovens e Adultos.
O novo polo vai oferecer seis cursos técnicos, com duração de 18 a 24 meses, nas áreas de administração, enfermagem, informática, logística, meio ambiente e segurança do trabalho.
E ainda oportunidades na chamada Qualificação Profissional por meio dos chamados cursos livres, com duração de 10 a 20 semanas.
Novas vagas em outras áreas também estão previstas para o segundo semestre, como os cursos de Informática básica, auxiliar de logística e de cuidados a idosos.
O investimento total na construção do prédio foi de R$ 6,6 milhões.
Para a gerente dos Programas de Educação Profissional da Fumec / Ceprocamp, Andrea Jaconi, a abertura da nova unidade no Campo Belo deve atender à demanda por empregos na região.
O prefeito de Campinas, Dário Saadi, defendeu que a realização dos cursos profissionalizantes oferecem uma alternativa de emancipação social aos estudantes.
Dário Saadi também comentou a expectativa de que os cursos oferecidos pelo novo Ceprocamp Campo Belo, também atendam à demanda por empregos em Viracopos.
O secretário de Educação de Campinas, José Tadeu Jorge, avalia que o Ceprocamp se insere na visão.
A inauguração do Ceprocamp do Jardim Campo Belo está prevista para acontecer no dia 29 de julho.
Além dos cursos profissionalizantes, a unidade vai seguir ofertando a Educação de Jovens e Adultos.
Reportagem: Kevin Kamada | Fotografia: Fernanda Sunega / PMC
Leia e ouça também: