Foi realizado pela Prefeitura de Campinas nesta quinta-feira, dia 30 de novembro, o lançamento da Operação Chuvas de Verão 2023/2024. A cerimônia foi realizada no Salão Azul do Paço Municipal.
Durante a reunião, foram apresentadas previsões meteorológicas para os próximos meses e iniciativas para a operação que começou nesta sexta-feira, dia 1º de dezembro de 2023 e vai até 31 de março de 2024. Entre as ações planejadas, estão a intensificação de vistorias quando houver acumulado de chuvas, além do reforço na equipe de plantonistas e um lançamento de kit de emergência para desabrigados.
Outra ação decidida é o acompanhamento de índices pluviométricos e previsão meteorológica, com envio de alertas à população e aos órgãos responsáveis, vistorias em área de risco e medidas antecipadas para prevenir situações graves. O Decreto da Operação foi publicado em 24 de novembro no Diário Oficial e institui o Plano de Contingência de Proteção e Defesa Civil.
A operação é coordenada pelo Departamento de Defesa Civil de Campinas, da Secretaria de Governo, com a participação de setores da administração direta, indireta, de órgãos estaduais e sociedade civil.
O vice-prefeito de Campinas, Wanderley de Almeida (PSB), explicou os objetivos da operação.
O diretor da Defesa Civil, Sidnei Furtado, fez questão de reforçar sobre as instituições que podem ser acionadas pela população em caso de emergência.
A Secretaria Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos, lançou na reunião um kit de emergência. O kit inclui travesseiro, fronha, lençol, toalha e itens de higiene. O material será adicionado ao já é oferecido como abrigamento como os seguintes itens: colchão, cobertor e Cartão Nutrir , que tem o valor de R$ 116,48.
Fotografia: Carlos Bassan / Prefeitura de Campinas
Leia e ouça também:
Jornalista
Jornalista