Ao vivo

notícias

1 de abril de 2024

Prefeitura distribui primeiro kit de dignidade menstrual na escola pública

Pacotes vão ser entregues para mais de 10 mil alunas, uma vez por mês, nos ambientes escolares

ouça a notícia

Entrou em vigor na última quinta-feira, 28, a primeira ação do programa de Dignidade Menstrual da cidade de Campinas.

Alunas da Escola Municipal de Ensino Fundamental João Alves dos Santos, no Jardim Regina, foram as escolhidas para receber os primeiros kits de dignidade menstrual.

Os pacotes, que vão ser entregues uma vez por mês por meio das escolas, vão incluir dois pacotes de absorventes, diurno e noturno, por aluna; além de uma bolsa com sabonete íntimo e lenço umedecido.

O prefeito de Campinas, Dário Saadi, afirma que a iniciativa deve ter impacto também na qualidade de ensino.

O secretário municipal de Educação de Campinas, José Tadeu Jorge, disse acreditar em uma melhora na formação educativa das alunas beneficiadas.

Além das escolas municipais, os kits de Dignidade Menstrual vão ser disponibilizados a mais de 10 mil alunas, com idades de 10 a 50 anos, também matriculadas nas unidades da Fumec e do Ceprocamp.

De acordo com pesquisa do Centro de Referência e Apoio à Mulher, o Ceamo, que é ligado à Secretaria Municipal de Assistência Social, uma a cada quatro meninas de 10 a 19 anos de idade em Campinas precisou faltar à escola no ano passado, em razão da falta de condições financeiras para comprar absorventes.

 

 

Fotografia: Marcello Casal Jr / Agência Brasil


Leia e ouça também:

Kevin Kamada

Kevin Kamada

Jornalista

Kevin Kamada

Kevin Kamada

Jornalista

Compartilhe essa matéria