Ao vivo

notícias

17 de janeiro de 2024

Prefeitura realiza licitação para viabilizar esterilização de capivaras

Edital para a captura dos animais está disponível a partir desta quarta e duas empresas vão ser escolhidas

ouça a notícia

A Secretaria de Administração da Prefeitura de Campinas publicou na edição do Diário Oficial desta quarta-feira, 17, um aviso de licitação para manejo e esterilização de capivaras que vivem nos parques públicos da cidade.

Os editais podem ser consultados no portal eletrônico www.gov.br/compras Unidade Compradora: 986291. O edital para a captura dos animais está disponível a partir desta quarta, 17. A abertura da sessão pública do pregão eletrônico será no dia 1º de fevereiro, às 10h.

O secretário do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Campinas, Rogério Menezes, anunciou que duas empresas serão escolhidas no processo de licitação e ele descreve qual será a função de cada uma no processo.

O secretário afirma que, em caso de êxito do programa, os benefícios para a população de Campinas serão muito nítidos e cristalinos.

Nesta quinta-feira, 18, será disponibilizado o edital para o procedimento de vasectomia e salpingectomia para esterilização de machos e fêmeas, respectivamente. A sessão pública será no dia 2 de fevereiro, também às 10h.

Em 2022 foram confirmados 11 casos de febre maculosa em Campinas, sendo 9 delas com transmissão no município. Houve registro de 7 mortes. No ano passado, foram 10 casos confirmados, 9 com transmissão no município e também com 7 óbitos.

A Secretaria do Verde estima que 200 animais serão esterilizados. A prestação de serviço para o manejo das capivaras envolve a captura, transporte, alocação em área de manejo, alimentação e devolução aos parques de origem.

O custo unitário estimado é de R$ 2.470,00. Para a esterilização de cada animal o valor será de R$ 2.725,00. A previsão é que a ação comece no mês de maio.

 

 

Fotografia: Carlos Bassan / PMC


Leia e ouça também:

Elias Aredes

Elias Aredes

Jornalista

Elias Aredes

Elias Aredes

Jornalista

Compartilhe essa matéria