notícias

18 de abril de 2025

Produção de água não comporta mais o ritmo da expansão urbana, alerta geógrafo

Professor da PUC-Campinas analisa cenário hidrológico e desafios para o futuro da RMC

ouça a notícia

A construção das barragens de Pedreira e Amparo deve sair do papel até o fim de 2026. A promessa é do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), na visita feita a Campinas no último dia 21 de março.

Atualmente na casa dos 30%, as obras são vistas como as principais apostas para livrar a Região Metropolitana de um novo colapso no abastecimento d’água no curto prazo, como o visto no verão de 2014.

A urgência da obra é apontada por especialistas de diversos setores, como a Meteorologia e a Hidrologia.

Na região das bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí, levantamentos feitos pelo Consórcio PCJ já constataram a redução no volume de chuvas no primeiro trimestre de 2025.

Modelos também indicam que os padrões climáticos da região indicam estiagens de 11 em 11 anos, o que significa que a próxima falta generalizada de chuvas pode ocorrer em 2025.

Diretor da Faculdade de Geografia da PUC-Campinas, o professor Estéfano Gobbi explica que é necessário avaliar que o problema também vai afetar cidades de outras regiões.

O docente alerta que ter uma grande oferta de água não é garantia de perenidade no abastecimento para a população.

Gobbi afirma que a luta entre a expansão imobiliária e a produção de água dificilmente alcançará um equilíbrio.

O professor defende a implantação de um plano para o espraiamento das atividades econômicas, hoje muito concentradas nas regiões metropolitanas de São Paulo e de Campinas.

De olho na estiagem, especialistas também acompanham com preocupação a redução da superfície de água.

Segundo levantamento do Instituto MapBiomas, o país registrou, em 2023, o maior encolhimento registrado nos últimos 40 anos: foram mais de 571 mil hectares, área equivalente ao tamanho de todo o Distrito Federal.

 

 

 

 

Fotografia: Reprodução / Arquivo/Paulo Pinto/Agência Brasil


Leia e ouça também:

Kevin Kamada

Kevin Kamada

Jornalista

Kevin Kamada

Kevin Kamada

Jornalista

Compartilhe essa matéria