notícias

11 de janeiro de 2025

Professora exalta o legado de Milton Nascimento, novo Doutor Honoris Causa pela Unicamp

Regina Machado relembra as contribuições de Bituca para a construção da cultura e a defesa da democracia no Brasil

ouça a notícia

Ele é carioca, mas foi a partir das montanhas de Minas Gerais que o mundo conheceu, há mais de 60 anos, o talento e a versatilidade de um dos maiores cantores e multi-instrumentistas do mundo.

São mais de 50 álbuns, cinco DVDs, cinco estatuetas do Grammy Awards, além de incontáveis trilhas para filmes e telenovelas.

Reverenciado por sua voz inconfundível, sensibilidade na composição de letras e melodias e pelas parcerias marcantes que presentearam seus ouvintes com álbuns memoráveis, Milton Nascimento se tornou, em 2024, também uma referência acadêmica no Brasil.

Em reunião realizada no último dia 26 de novembro, o Conselho Universitário da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) concedeu ao artista o título de Doutor Honoris Causa, a mais alta das honras acadêmicas.

Uma das integrantes da comissão que emitiu parecer favorável à concessão do título ao cantor, a professora do Instituto de Artes da Unicamp, Regina Machado, gravou entrevista sobre o assunto com a Rádio Brasil Campinas.

Regina relembrou a trajetória de “Bituca”, desde as primeiras composições no Clube da Esquina, passando pela superação da censura na Ditadura Militar, até os dias atuais.

A entrevista pôde ser ouvida na edição deste sábado, 11, do Panorama Regional.

Clique no player para acompanhar a conversa na íntegra.

 

 

 

Entrevista conduzida pelo jornalista Kevin Kamada | Fotografia: Reprodução / Arquivo Nacional


Ouça os episódios anteriores:

Kevin Kamada

Kevin Kamada

Jornalista

Kevin Kamada

Kevin Kamada

Jornalista

Compartilhe essa matéria