O Centro de Convenções da Unicamp recebeu na última quarta-feira, dia 30 de outubro, o segundo dia da 1ª Semana de Desenvolvimento Territorial, promovido pela Fundação FEAC.
Três mesas de discussão voltaram a pautar o debate sobre os desafios para melhorar a qualidade de vida das comunidades socialmente vulneráveis de Campinas.
Na primeira mesa, professores de três universidades com estudos e pesquisas nessa área debateram caminhos para conciliar transformação e desenvolvimento nestes territórios.
Carlos Leite, diretor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo do Mackenzie, em São Paulo, destaca que o evento foi uma oportunidade de conectar o conhecimento produzido na academia com outras entidades, como as Organizações do Terceiro Setor.
Pela PUC-Campinas, a diretora da Faculdade de Geografia, Vera Plácido, destacou o papel do ensino superior católico em pautar e estimular os princípios do desenvolvimento integral.
O mediador da mesa, Cláudio Lima Ferreira, é professor no Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da Unicamp.
Para ele, a universidade pública cumpre importante missão ao estimular a análise e o debate em torno de assuntos como a cultura.
A 1ª Semana de Desenvolvimento Territorial da Fundação FEAC se insere na celebração dos 60 anos da instituição.
No primeiro dia, as mesas de discussão foram realizadas na Unicamp, e no segundo dia, na PUC-Campinas.
Fotografia: Kevin Kamada
Leia e ouça também:
Jornalista
Jornalista