A força do conhecimento produzido na universidade e a sabedoria de quem conhece e convive com os desafios das regiões socialmente mais vulneráveis, caminharão de mãos dadas a partir de um novo projeto lançado em Campinas.
Apresentado na terça-feira, 17, o “Academia Social” é resultado de uma parceria entre a PUC-Campinas, a Fundação FEAC e o Geppes (Grupo de Estudos e Práticas Permanentes em Educação Social), com o objetivo de qualificar a formação de lideranças que atuam diretamente nos territórios.
O projeto é um desdobramento da iniciativa “Levanta-te e Anda”, da PUC, e que desde março deste ano pauta os preceitos do Desenvolvimento Humano Integral para apoiar pessoas em situação de rua.
Rodrigo Correia, coordenador da área de Impulsionamento de Formação de Lideranças para o Ecossistema Social na Fundação FEAC, explica que o Academia Social busca qualificar o trabalho feito pelas organizações do terceiro setor.
Jair Rezende, superintendente socioeducativo na Fundação FEAC, destaca que a parceria com a PUC-Campinas busca melhorar a qualidade do atendimento já prestado para as comunidades mais vulneráveis da cidade.
O reitor da PUC-Campinas, professor Germano Rigacci Júnior, pontua que o novo projeto vai de encontro ao objetivo de proporcionar caminhos para a autonomia da pessoa acolhida.
Nesta primeira etapa, o Academia Social é considerado um projeto piloto, com duração inicial de seis meses.
Nas próximas semanas, um comitê consultivo será formado para determinar as diretrizes do projeto, bem como a relação de cursos que serão oferecidos à sociedade.
Uma plataforma integradora dos conteúdos também deve ser lançada em breve, pela internet.
Fotografia: Reprodução / Fundação FEAC
Leia e ouça também:
Jornalista
Jornalista