Campinas recebe até o próximo sábado, 7, a 2ª edição da Semana do Bebê.
O evento é promovido pelo PIC (Primeira Infância Campineira), em parceria com o CPTI (Centro Promocional Tia Ileide) e a Fundação FEAC; e tem um calendário de palestras, oficinas e atividades que demonstram como o primeiro, segundo e terceiro setor podem trabalhar juntos por políticas voltadas à chamada primeira infância.
A primeira atividade aconteceu na segunda-feira, 2, com um seminário que discutiu os desafios para que os pais de crianças na primeiríssima infância – dos 0 aos 3 anos – possam ser orientados aos melhores cuidados com os pequenos.
Thiago Ferrari, coordenador do Plano Municipal da Primeira Infância Campineira, destaca que as vivências de cada bebê impactam na formação socioemocional para toda a vida.
Ferrari também defende que as políticas públicas para a primeira infância sejam baseadas no tripé desenvolvimento-equidade-inclusão.
Considerar os desafios da desigualdade econômica entre as famílias no Brasil é fator principal para pensar a atenção à primeira infância. É o que defende a gerente de Desenvolvimento Social na Fundação FEAC, Tatiane Zamai.
Também marcaram presença no primeiro dia da 2ª Semana do Bebê o Projeto Ciranda, do CPTI; o CESD (Centro Síndrome de Down); o PAICA (Programa de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente); e o Ambulatório Fênix, do Hospital Mário Gattinho.
A programação da 2ª Semana do Bebê está disponível neste link.
Fotografia: Kevin Kamada
Leia e ouça também:
Jornalista
Jornalista