Ao vivo

notícias

31 de janeiro de 2024

Sicredi Iguaçu reúne associados e fortalece braço social na RMC

Assembleia realizada em Campinas apresentou balanço financeiro de 2023 e discutiu metas para o novo ano

ouça a notícia

Um vínculo cada vez maior com a região de Campinas.

Assim se pode resumir a Assembleia Presencial do Sicredi Iguaçu PR/SC/SP na noite da última terça-feira, 30.

Reunidos em Campinas, diretores e associados da entidade puderam debater os resultados financeiros da cooperativa, e deliberar sobre os assuntos que mexem com o dia a dia da entidade.

Um deles, por exemplo, está exatamente no nome. Com aprovação da maioria dos associados, o Sicredi Iguaçu passa a incluir, em sua razão social, o termo Região Metropolitana de Campinas (RMC).

Embora fundado e sediado na cidade de São João (PR), Campinas e sua região metropolitana têm assumido uma relevância cada vez maior na cooperativa.

O número de associados na metrópole chegou a 3.900 em 2023, aumento substancial de 33% na comparação com 2022, e que representa um impulso para a economia local.

Também no ano passado, foram 69 mil operações de crédito, aumento de 22% em relação ao ano anterior.

O presidente do Sicredi Iguaçu PR/SC/SP, Eleutério Benin, destacou que a RMC está nos planos de expansão da cooperativa para os próximos anos.

Benin considera que a assembleia marca uma das características de uma cooperativa de crédito: oferecer suporte mais humanizado em serviços bancários que uma instituição financeira comum.

Além da humanização na relação entre a cooperativa e seus associados, o Sicredi também mostra força na aplicação de parte dos recursos da entidade em projetos sociais.

Em 2023, os programas de educação apoiados pelo Sistema Sicredi geraram impacto para mais de 429 mil crianças e adolescentes, com um investimento social de R$ 313 milhões nas comunidades em que a cooperativa está presente.

Na região de Campinas, seis instituições são atendidas por projetos como o “Fundo Social”, em que os associados podem colaborar para o financiamento de entidades filantrópicas.

Para a diretora-executiva do Sicredi Iguaçu, Márcia Helfenstein Koch, os exemplos refletem a essência da cultura cooperativista.

Ainda durante a Assembleia, a presidência da entidade anunciou a intenção de construir uma subsede em Campinas, para dar suporte administrativo ao plano de expansão de agências.

No Paraná, em Santa Catarina e em São Paulo, o Sicredi Iguaçu soma 78 mil associados e administra um total de R$ 3 bilhões (2023).

 

Fotografia: Kevin Kamada


Leia e ouça também:

Kevin Kamada

Kevin Kamada

Jornalista

Kevin Kamada

Kevin Kamada

Jornalista

Compartilhe essa matéria