O governador do estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, e o prefeito de Campinas, Dário Saadi, ambos do Republicanos, decidiram transformar o setor da saúde em vitrine política para com isso viabilizar aumento de influência e popularidade.
No dia 18 de agosto, o prefeito campineiro inaugurou um Centro de Saúde no Jardim Guanabara, focado para atender usuários que anteriormente utilizavam os centros de saúde Centro, Costa e Silva e Taquaral. Já nesta segunda-feira, dia 28 de agosto, o mandatário do Palácio dos Jequitibás, inaugurou um novo prédio do Centro de Saúde Campina Grande, no distrito do Campo Grande. A intenção é atender um público total oito mil pessoas.
Segundo ele, a circunstância justifica a realização da obra.
O governador Tarcísio de Freitas não fica atrás. Nesta segunda-feira, 28, ele anunciou a nova Tabela SUS Paulista. O objetivo, segundo o governador, é melhorar o atendimento na rede pública de saúde e reduzir as filas.
O Governo de São Paulo vai complementar o valor que os hospitais recebem atualmente do Ministério da Saúde pelos procedimentos hospitalares, e as unidades vão receber até cinco vezes a tabela nacional do SUS.
O governador paulista considera que os benefícios serão inúmeros.
A estimativa é que este novo modelo traga benefícios para 354 hospitais de todas as regiões do estado, entre eles Santas Casas, entidades filantrópicas e autárquias. Estes equipamentos representam hoje 50% do atendimento hospitalar no Sistema Único de Saúde paulista.
Fotografia: Fernando Nascimento/Governo do Estado de SP
Leia e ouça também:
Jornalista
Jornalista