Ao vivo

notícias

1 de agosto de 2023

Unicamp abre inscrições para o Vestibular 2024

Segunda fase da prova terá mudanças no número de questões relacionadas ao curso desejado

ouça a notícia

A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) lançou nesta segunda-feira, 31, a nova edição do seu vestibular, que será realizado em duas fases.

Do total de 3.340 vagas nos cursos de graduação da Unicamp para ingresso em 2024, o vestibular vai oferecer 2.540 vagas e que serão distribuídas em 69 cursos.

A primeira fase do exame está marcada para o dia 29 de outubro enquanto que a segunda etapa será nos dias 3 e 4 de dezembro. Expectativa é que a prova atraia de 60 mil a 65 mil estudantes inscritos.

Será a primeira edição do vestibular em que existirá ampliação do número de questões de humanas na primeira fase, e a redução das perguntas na disciplina de matemática para candidatos concorrentes aos cursos de humanas e artes e de biológicas e saúde na etapa decisiva, programada para dezembro.

Para o presidente da Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp, José Alves de Freitas Neto, é fundamental para a instituição contar com um vestibular próprio, apesar da existência do Exame Nacional de Ensino Médio, o Enem.

Apesar de reconhecer os méritos do Enem, o coordenador da Comvest enxerga defeitos na avaliação coordenada pelo Governo Federal.

O responsável pelo vestibular da Unicamp considera que o Enem deixou de enfocar nos últimos anos alguns assuntos essenciais da vida nacional.

A taxa de inscrição do vestibular da Unicamp é de R$ 192,00  e poderá ser paga até dia 8 de setembro. É possível fazer até duas opções de cursos, desde que da mesma área de conhecimento.

As inscrições para o Vestibular Unicamp 2024 serão realizadas entre os dias 31 de julho e 31 de agosto, exclusivamente pela internet, em formulário disponível na página eletrônica da Comvest: www.comvest.unicamp.br/vestibular-2024/.

 

Reportagem: Elias Aredes | Fotografia: Antônio Perri / Unicamp


Leia e ouça também:

Compartilhe essa matéria