A Prefeitura de Valinhos está com o cadastro aberto para famílias que querem oferecer lar temporário a cães e gatos da região.
As famílias interessadas precisam atender alguns pré-requisitos, como por exemplo, não terem sofrido condenação por maus tratos de animais.
Além disso, devem estar cientes que uma vez em casa, os animais em lar temporário não podem ter acesso à rua sem uma supervisão.
A assessora da Coordenadoria do Bem-Estar Animal de Valinhos, Alessandra Fontanesi, reforça que durante o período de acolhimento, os familiares recebem visitas da Coordenadoria e mantém o contato até uma possível adoção.
O projeto Amigo Acolhedor é responsável por resgatar e acolher temporariamente animais que foram encontrados com indícios de maus tratos ou atropelamento.
Alessandra Fontanesi explica que caso uma pessoa encontre um animal em situação de vulnerabilidade, ela deve solicitar o serviço do Bem-Estar pelo telefone 156.
Segundo ela, a Coordenadoria tem a autorização por lei para fazer o resgate e o acolhimento dos animais.
Alessandra Fontanesi afirma que assim que os animais são pegos, eles passam por atendimento profissional e recebem todos os cuidados preventivos.
A Prefeitura de Valinhos não estabeleceu, por enquanto, um prazo máximo para as famílias se cadastrarem.
Segue abaixo o link para acessar o formulário de cadastro (ao final da página):
Reportagem: Laura Saroa | Fotografia: Reprodução / Prefeitura de Valinhos
Leia e ouça também: