O Fundo Social de São Paulo homologou, no último dia 5, uma parceria com a Prefeitura de Valinhos, para a realização da Escola de Qualificação Profissional.
No município, os conhecimentos vão ser nas áreas da beleza, moda e gastronomia. Em relação à primeira modalidade, o foco será no curso de cabeleireiro.
Já na segunda modalidade, o curso oferecido será de costura básica e costura avançada, sendo que para participar dessa última, os alunos precisam comprovar a participação e conclusão no curso de costura básica.
Por fim, o curso na área da gastronomia deve ter enfoque na panificação e confeitaria. Independente da área escolhida, todas as pessoas acima de 16 anos podem participar.
Para Leila Lasnaux Nascimento, diretora das Escolas de Qualificação Profissional do Fundo Social de São Paulo, a oferta desses cursos, significa uma oportunidade de renda e trabalho para milhares de pessoas.
Neste modelo de convênio, o órgão oferece aos municípios parceiros os cursos de qualificação, os materiais didáticos, além dos insumos para a realização das aulas.
O município, por sua vez, fica responsável por disponibilizar os locais, fazer a divulgação e enviar, ao final do semestre, um relatório dos alunos para o Fundo Social de São Paulo, como explica Leila Lasnaux.
Atualmente, o Fundo Social de São Paulo atua junto com mais de 600 municípios paulistas com o foco em duas principais ações, além dos cursos para pessoas em situação de vulnerabilidade, sendo eles as Praças da Cidadania e a Campanha do Agasalho.
Fotografia: Francisco Cepeda / Governo do Estado de SP
Leia e ouça também:
Estagiária
Estagiária