No primeiro dia de provas da segunda fase do Vestibular Unicamp 2024, o indice de abstenção ficou em 7,8%, muito próximo do índice do ano anterior. Dos 13.447 candidatos aprovados para fazer a segunda etapa, o registro de presença ficou em 12.404 estudantes presentes.
A prova teve 1.043 ausentes. O resultado da prova deste ano está abaixo da média dos últimos 10 anos, que gira em torno de 11%. Na prática, foram aplicadas as provas de Redação, Língua Portuguesa e Literatura e questões interdisciplinares de Inglês e Ciências da Natureza.
Na prova de Redação, os candidatos puderam escolher entre duas propostas. A primeira opção pedia que escrevessem uma carta de denúncia de trabalho doméstico análogo à escravidão. Já a segunda proposta propunha a elaboração do texto de um discurso sobre refugiados e asilo político, como que candidato fosse um delegado da ONU.
Para o diretor da Comvest, José Alves de Freitas Neto, o Zezé, alguns fatores foram preponderantes para o indice de abstenção.
Para o docente, a segunda fase da Unicamp é uma confirmação das características mais marcantes da Universidade na sociedade brasileira.
A segunda fase do Vestibular Unicamp 2024 foi aplicada nos dois dias em 22 cidades do país, sendo realizada nas capitais Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Fortaleza, Salvador e São Paulo, e em outras 16 cidades paulistas: Bauru, Campinas, Guarulhos, Jundiaí, Limeira, Mogi Guaçu, Osasco, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santo André, Santos, São Carlos, São José do Rio Preto, São José dos Campos e Sorocaba.
Fotografia: Antonio Scarpinetti/Unicamp
Leia e ouça também:
Jornalista
Jornalista