Segue até o dia 29 deste mês em Vinhedo a etapa de coleta de sangue para um projeto que pretende fazer o mapeamento genético da população brasileira.
Batizada de “gen-t do Brasil”, a iniciativa pretende construir um tipo de grande árvore genealógica, que ajudaria a entender as características regionais da população, além de ajudar no combate a doenças.
Esta é a segunda vez que o projeto faz parada em Vinhedo. A primeira ocorreu em janeiro de 2023.
A CEO do projeto, a médica geneticista Lygia da Veiga Pereira, explica que a amostra cada vez maior ajudará a ampliar a base de dados sobre as características genéticas dos brasileiros.
A especialista comenta que, hoje, cerca de 80% do material genético usado em pesquisas é proveniente de populações brancas e europeias, o que limita o potencial de descobertas e a descoberta de terapias para outras populações.
Lygia Pereira ressalta que os voluntários também podem se beneficiar do acompanhamento clínico gratuito sobre o estado de saúde por meio do sangue.
Podem participar pessoas a partir de 18 anos. As coletas acontecem na UBS Vila Planalto, localizada na Rua Brasília, 273, no Centro de Vinhedo.
Outras informações sobre o projeto e detalhes sobre o agendamento podem ser conferidas pela internet, neste endereço.
Fotografia: Marcelo Camargo / Agência Brasil
Leia e ouça também:
Jornalista
Jornalista