Rádio Brasil Campinas | AM 1270

Por Luiz Felipe Leite

Nova unidade da Casa Lar é entregue em Campinas; local acolhe crianças e adolescentes vítimas de violência doméstica

A 17ª unidade da Casa Lar de Campinas foi entregue oficialmente na manhã da última quarta-feira (30). O espaço, localizado no distrito de Barão Geraldo, vai acolher crianças e adolescentes vítimas de violência doméstica que foram afastados do convívio familiar por meio de medidas protetivas, aplicadas pelo Poder Judiciário.

A equipe de profissionais da Casa Lar tem duas “mães sociais”, uma cuidadora de apoio, uma coordenadora, um psicólogo e um assistente social. Atualmente, são acolhidas no programa 176 crianças e adolescentes. As ações são realizadas em parceria com entidades assistenciais da cidade.

O prefeito Jonas Donizette (PSB), presente na inauguração, disse que as atividades da Casa Lar têm o objetivo de, em primeiro lugar, proteger os jovens em situação de risco.

Os serviços de acolhimento em Campinas são geridos pela Secretaria de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos e executados por entidades socioassistenciais conveniadas com o poder público. A modalidade Casa Lar foi implantada no município em 2009.

De acordo com a secretária de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos de Campinas, Eliane Jocelaine Pereira, o modelo de acolhimento nunca deve ser a primeira medida para a proteção da criança.

Ainda de acordo com a Administração Municipal, além das Casas Lares, existem dois outros serviços de acolhimento familiar, seis abrigos, uma Casa de Passagem e duas repúblicas para jovens. No total são 400 vagas para crianças e adolescentes, de 0 a 17 anos, e 12 para jovens de 18 a 21 anos.

Imagem: Prefeitura de Campinas

Deixe o seu comentário

* campos obrigatórios.

Nenhum evento encontrado!