Rádio Brasil Campinas | AM 1270

Por Luiz Felipe Leite

Novas estações meteorológicas estão sendo testadas em Campinas

Dez novas estações meteorológicas estão funcionando em Campinas desde o último dia 1° de agosto. Os equipamentos, espalhados por todas as regiões da cidade, são responsáveis por várias ações, como medir a umidade relativa do ar, a temperatura, direção do vento, índice de chuvas, entre outras. A medida é da Prefeitura, por meio da Defesa Civil.

As informações foram divulgadas na última sexta-feira (9), durante a cerimônia de entrega de novos veículos para a Defesa Civil, realizada em frente do Palácio dos Jequitibás, sede da Prefeitura. O evento teve a presença de diversas autoridades, como o prefeito Jonas Donizette (PSB) e o presidente da Câmara de Campinas, vereador Marcos Bernardelli (PSDB).

Segundo a Administração Municipal, as estações devem operar de forma experimental por mais alguns meses. Uma delas funciona no Distrito de Sousas. Os novos aparelhos que estão sendo testados foram disponibilizados em uma parceria com a empresa chinesa Huawei, sem nenhum custo financeiro para a Prefeitura.

Até o momento existem duas estações meteorológicas que funcionam de maneira definitiva. Uma delas está localizada no Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura), da Unicamp, na região de Barão Geraldo.

De acordo com o diretor da Defesa Civil de Campinas, Sidnei Furtado, o objetivo desta ação é qualificar as informações sobre a previsão meteorológica na cidade.

O período de testes, iniciado neste ano, poderá ser estendido por dois anos. Certas medições como a de umidade relativa do ar, estão sendo monitoradas para a detecção de eventuais erros das novas estações.

Para o diretor da Defesa Civil de Campinas, Sidnei Furtado, todas as regiões de Campinas vão ser beneficiadas com a medida.

Mais informações sobre o assunto podem ser acessadas por meio do seguinte site: www.resiliente.campinas.sp.gov.br

Deixe o seu comentário

* campos obrigatórios.

Rádio Brasil Campinas - A Rádio da Nossa Gente!