Rádio Brasil Campinas | AM 1270

Por Luiz Felipe Leite

Novas instalações no Hospital PUC-Campinas recebem o nome de Dom Bruno Gamberini

As novas instalações das recepções SUS de Internação, Serviço de Apoio Diagnóstico e Terapêutico – exames de imagem – e Visitas do Hospital PUC-Campinas foram inauguradas na manhã desta sexta-feira (28), dia do aniversário de nove anos da morte de Dom Bruno Gamberini. As estruturas receberam o nome do arcebispo de Campinas, em uma cerimônia que contou com a presença de várias autoridades religiosas, da comunidade e também de parentes do religioso.

A construção das instalações começou em 6 de agosto de 2019 e terminou em 14 de maio deste ano, com um investimento de quase R$ 1 milhão, sendo parte da verba do Ministério da Saúde e R$ 125 mil da Sociedade Campineira de Educação e Instrução, mantenedora do hospital.

O espaço possui 477 metros quadrados. Foi reformada a área existente com o objetivo de concentrar todos os serviços relacionados a recepção e acolhimento do usuário do SUS. O intuito, segundo o superintendente do Hospital PUC-Campinas, Antônio Celso de Moraes, foi otimizar o espaço e as infraestruturas e proporcionar um ambiente moderno e confortável. “Esta obra vem melhorar a questão da humanização na área do SUS. Nossa missão é atender as pessoas carentes”, disse.

Antes da inauguração das estruturas foi feita uma missa, na Igreja Nossa Senhora da Esperança, em homenagem à Dom Bruno Gamberini, que foi Arcebispo de Campinas entre 2004 e 2011, quando morreu. 

A celebração foi presidida pelo atual arcebispo, Dom João Inácio Müller, e teve a presença do arcebispo Emérito de Campinas, Dom Gilberto Pereira Lopes, do vigário geral da Arquidiocese, monsenhor José Eduardo Meschiatti e do vice-presidente da Sociedade Campineira de Educação e Instrução, padre José Benedito de Almeida David.

Também estiveram presentes na cerimônia, além do superintendente do Hospital PUC-Campinas, Antônio Celso de Moraes, o reitor da PUC-Campinas, professor Germano Rigacci Júnior e a diretora do Departamento de Gestão e Desenvolvimento Organizacional da Secretaria Municipal de Saúde de Campinas, Erika Guimarães. Carlos Benassi, Mirian Vicenti e João Paulo Mitter, sobrinhos de Dom Bruno Gamberini, representaram o restante da família do religioso.

De acordo com o arcebispo Dom João Inácio Müller, a figura de Dom Bruno precisa ser relembrada constantemente. “Dom Bruno marcou muito a nossa Arquidiocese e as pessoas pelo jeito feliz e alegre de ser, pelo interesse e pelos cuidados com os pobres”, contou.

Um dos sobrinhos de Dom Bruno Gamberini presentes na missa e na inauguração das novas estruturas do Hospital PUC-Campinas, Carlos Benassi, se emocionou ao lembrar da trajetória dele. “Todo mundo conhece a figura pública. E a gente tinha uma oportunidade de conviver diariamente com ele. É bem gostoso lembrar”, afirmou.

Deixe o seu comentário

* campos obrigatórios.

Povo de Deus